VIBINFO
 

http://vibtech.com.br/files/news_pages/269/

Vibtech instala TMD com sucesso

A laje de um edifício localizado no Rio Grande do Sul possuía uma baixa rigidez, o que fazia com que ela vibrasse com uma excitação de baixa frequência, como, por exemplo, o andar de uma pessoa. Por se tratar de um edifício, a presença de pessoas é constante, por isso era necessário que esse tipo de excitação não fizesse a laje vibrar a ponto de comprometer a estrutura ou de causar desconforto.

No início do mês de julho a Vibtech realizou medições no local e com base nesses dados dimensionou o TMD a ser utilizado.

Para corrigir o problema, a Vibtech propôs a instalação de 8 TMD’s (Tuned Mass Damper), um sistema passivo de atenuação de vibração bastante utilizado em estruturas como passarelas, pontes e edifícios. Pois seria necessário o enrijecimento da estrutura, que levaria em torno de 1 mês para ser feito e consumiria aproximadamente 20 toneladas de chapas.

A solução proposta apresentou uma instalação relativamente fácil e consumiu apenas dois dias de trabalho. Além disso o nível de vibração da laje diminuiu consideravelmente em relação ao valor inicial. Vale salientar que todo o projeto, incluindo medições, dimensionamento, ensaios, produção e instalação dos TMD’s foi concluído em menos de 1 mês.



Escrito por mkt às 12h02
[] [envie esta mensagem] []


 
 

http://vibtech.com.br/files/news_pages/264/

A Vibtech foi escolhida no final de maio pelo consórcio formado entre as empreiteiras Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa para fornecer todo o sistema de massa mola de via permanente na expansão da Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo (lote 3), e pelo consórcio CM5 – Odebrecht, Queiroz Galvão e OAS para o lote 7.

É o primeiro fornecimento com produtos 100% nacionais, compreendendo isoladores metálicos de vibração de baixa frequência natural (6 Hz) e sistema de Pads Elastoméricos com frequência natural de 10 e 14 Hz.

De acordo com Ricardo Siqueira, gerente técnico comercial da empresa, os elementos foram projetados e desenvolvidos pela Vibtech, e passaram por intensos ensaios para homologação de compostos, além de ensaios estáticos e dinâmicos mostrando excelente resultados e sendo aprovados inteiramente para essa aplicação de alta responsabilidade.

Segundo o engenheiro Bernard Baudouin, atual diretor Técnico da Vibtech, a solução foi projetada e desenvolvida para a via permanente do metrô sobre laje flutuante da linha 5-Lilás, lote 3 (via singela, compreendendo 8.107,97 metros mais Aparelhos de Mudança de Via – AMV – 354,14 metros), que está em fase final de implementação.

“Neste momento estamos trabalhando para o fornecimento para o lote 7, também sobre via singela de 9.541 metros com 775 metros de AMV”, afirmou Baudoin.

O engenheiro também explica que o sistema massa mola faz com que as vibrações e ruídos sejam atenuados em virtude de sua propagação das estruturas e consequentemente nas edificações vizinhas. Agora, o produto entrou no catálogo da empresa, juntando-se aos demais produtos ferroviários oferecidos ao setor.

Link: http://www.estacaoferroviaria.com.br/vibtech-fornecera-sistema-massa-mola-para-linha-5-lilas/



Escrito por mkt às 11h57
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 

HISTÓRICO



OUTROS SITES
 UOL - O melhor conteúdo
 Vibtech
 Radar Industrial
 Vendor List
 Cuiket


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!